Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Os solos estão entupidos, perdendo infiltração. Causa das enchentes, inundações e lixiviação...

12 de janeiro de 2016.

Os solos estão "entupidos", perdendo infiltração. Causa das enchentes, inundações e lixiviação...

 

As adversidades climáticas têm mostrado um grave problema nas áreas agrícolas do país. A falta de infiltração nos solos é um dos principais responsáveis por enchentes, inundações e lixiviação, como tem ocorrido nesta safra marcada pela presença do fenômeno climática El Niño.

Nesta temporada, enquanto que no sul do Brasil as chuvas abundantes geraram enchentes, a região Centro-Oeste sofreu com estiagem. Ainda assim, as precipitações retornaram ao Brasil Central, mas o solo não está sendo capaz de absorver a água, gerando grandes poças em meio às plantações.

De acordo com o pesquisador do IAC (Instituto de Agrônomo), Dr. Afonso Peche, as áreas cultiváveis do país tem em média 40 anos de uso, e em muitos casos, não passaram por nenhum tipo de reforma no solo desde então, causando diversos problemas que afetam a produtividade das lavouras.

No caso das áreas que a absorção é mais lenta, as conseqüências são a compactação do solo e a dificuldade de absorção de nutrientes. Já nas localidades que recebem grandes volumes de chuvas a enxurrada acaba “escorrendo” os nutrientes presentes na terra e dificultando o desenvolvimento das plantas.

"É preciso fazer uma reestruturação hídrica para que as áreas aumentem a infiltração e diminua o escorrimento. A reforma vai trabalhar cinco conceitos importantes: infiltrar, captar, conduzir, dissipar água e cobrir", explica o pesquisador afirmando que essas características são fundamentais para o desenvolvimento de um solo produtivo.

O jornalista João Batista Olivi, lembra que esse cenário também é conseqüência de uma irrigação constante e não controlada. Na região de Cristalina (GO) há uma área experimental desenvolvida para mostrar as conseqüências da infiltração mal realizada nas áreas de irrigação do Centro-Oeste.

"A medida que o solo é preparado, escarificando para quebrar a compactação, aumenta a quantidade de "finos" na superfície, e então o problema vai se agravando a cada safra", alerta o pesquisador.

No link abaixo, confira a entrevista de Cláudio Duarte, presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, onde as lavouras e os solos vêm sofrendo pelo excesso de chuvas.

Fonte: Notícias Agrícolas

Fonte:  NOTICIAS AGRICOLAS

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail