Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Soja: Na CBTO, mercado amplia ganhos com suporte dos números das exportações semanais

19 de novembro de 2015.

Soja: Na CBOT, mercado amplia ganhos com suporte dos números das exportações semanais

Publicado em 19/11/2015 13:13

 

Durante as negociações desta quinta-feira (19), as cotações da soja negociadas na Bolsa de Chicago (CBOT) ampliaram os ganhos. Por volta das 12h46 (horário de Brasília), as principais posições da commodity exibiam altas entre 3,50 e 4,50 pontos. O vencimento janeiro/16 era cotado a US$ 8,62 por bushel, depois de iniciar o dia a US$ 8,58 por bushel.

Segundo informações das agências internacionais, as cotações voltaram a subir impulsionadas pelos números das vendas para exportação, reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). No caso da soja, na semana encerrada no dia 12 de novembro, as vendas da safra 2015/16 somaram 1.797,6 milhão de toneladas.

O número representa uma alta de 39% em relação à semana anterior, na qual, as vendas ficaram em 1,297 milhão de toneladas. Mais uma vez, a China foi o principal comprador do produto americano. Já as apostas dos investidores giravam entre 700 mil a 1,100 milhão de toneladas.

Até o momento, o volume acumulado no ano comercial 2015/16 subiu para 31.428,2 milhões de toneladas de soja. Ainda assim, o total é 17% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Da temporada 2016/17, o USDA indicou as vendas em 500 toneladas de soja. A venda foi relatada para o Japão.

Apesar do movimento positivo, os analistas ponderam que a atenção dos investidores também está voltada ao plantio da safra na América do Sul. No Brasil, o sentimento dos especialistas internacionais é de que as chuvas estão chegando às principais regiões produtores e beneficiando tanto os trabalhos de campos, como o desenvolvimento da cultura.

Porém, as chuvas continuam bastante irregulares no Sudeste e no Centro-Oeste do país. Em muitas localidades do Mato Grosso, maior estado produtor de soja, a semeadura segue atrasada e os agricultores ressaltam a necessidade de replantio em algumas áreas devido às chuvas esparsas e as temperaturas mais altas.

Conforme boletim informativo do agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, as chuvas ainda ocorrem mais na forma de pancadas. "E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo dos próximos dias. Assim deverá chover em todas as regiões produtoras do Sudeste, Centro-oeste e também do MATOPIBA e do Pará. Mas tais chuvas não cairão em todas as localidades no mesmo momento e continuarão irregulares. Com isso, o plantio da soja, que está bem atrasado, avançará mais não como deveria – a passos largos", explica.

Paralelamente, a situação da Argentina também está sendo observada pelos participantes do mercado. O país pode se tornar mais competitivo no quadro internacional nos próximos meses, isso porque, os candidatos à presidência do país são favoráveis à redução da taxa sobre as exportações do grão. O segundo turno da eleição presidencial acontece no próximo dia 22 de novembro.

Por: Fernanda Custódio

Fonte: Notícias Agrícolas

Fonte:  Notícias Agrícolas

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail