Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Produtividade estável de Soja

31 de março de 2015.

Produtividade estável na soja

Cachoeira do Sul encaminhava-se para obter a maior produtividade de soja de sua história, mas a escassez de chuva das últimas semanas colocou fim na previsão otimista, deixando a cidade com a expectativa de manter a média de 42 sacos da oleaginosa colhida por hectare no ano passado

 A marca atingida em 2014 já foi considerada boa e perdeu apenas para a produtividade média de 2011, quando Cachoeira colheu 48 sacos de soja por hectare.

Para 2015, a estimativa inicial chegou a 50 sacos por hectare. O engenheiro agrônomo da Emater de Cachoeira, Dirceu Nöller, destaca que a falta de chuva em determinadas regiões - especialmente em áreas dos distritos de Cordilheira, Capané e Barro Vermelho - é o que vem prejudicando a soja que está em fase de enchimento dos grãos. Quanto menos água, menor será o peso do grão. "Quem plantou a oleaginosa mais cedo não está tendo prejuízos, pois a soja destes produtores já está com os grãos formados e praticamente pronta para ser colhida", observa.

Nöller acredita que de 15% a 20% da área de soja plantada em Cachoeira esteja sendo fortemente afetada pela falta de chuva. Ele estima que em parte das áreas prejudicadas a produtividade pode ficar em apenas 30 sacos por hectare. "Mas de uma forma geral a colheita de soja será boa em Cachoeira", ressalta. "Não estamos vivenciando uma catástrofe", reforça. A produtividade mais baixa de soja em Cachoeira foi registrada em 2012, ano de seca em que foram colhidos em média 21,6 sacos do produto por hectare plantado.

Novo recorde: 135 hectares de soja

A lavoura de soja continua crescendo em Cachoeira do Sul e aumentou mais cinco hectares em 2015, atingindo o recorde de 135 mil hectares, a segunda maior área destinada ao plantio da oleaginosa no Rio Grande do Sul. No estado, a extensão de terra reservada à soja no município continua sendo menor apenas do que a área plantada em Tupanciretã, que em 2015 atingiu 144 mil hectares. Os dados são de estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A lagarta Helicoverpa armigera, que em 2014 foi o terror de lavouras de soja em todo o Rio Grande do Sul, não deu as caras desta vez. O sumiço repentino da praga é comemorado por produtores.

Imprensa:
Enviar matéria

Data de Publicação: 30/03/2015 às 15:30hs
Fonte: Jornal do Povo

Fonte:  Site Portal do Agronegócio

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail