Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Importador de grãos da Ásia é afetado por atrasos na América do Sul

24 de maio de 2013.

Os importadores asiáticos de grãos foram atingidos pela desaceleração dos embarques de farelo de soja e milho da América do Sul, o que apertou os estoques e elevou os preços das commodities nos mercados físicos da região.

A situação de abastecimento na Ásia, que depende em grande parte da América do Sul para fornecimento de grãos forrageiros nesta época do ano, tende a piorar com a greve de trabalhadores portuários na Argentina interrompendo os embarques.

"A fila na América do Sul ainda é muito grande, algo entre 30 e 50 dias, e além disso você tem a greve na Argentina nesta semana", disse o gerente comercial de uma empresa de comércio de grãos sediada em Cingapura.

"Vai ficar de ruim para pior e tudo isso porque os compradores estão dependendo da América do Sul".

O farelo de soja argentino estava cotado em cerca de 580 dólares por tonelada nesta semana, incluindo custo e frete, acima dos 565 dólares ofertados no início deste mês, impulsionado pelo aumento dos prêmios da América do Sul e dos futuros em Chicago.

O prêmio para o farelo da América do Sul saltou para cerca de 40 a 43 dólares por tonelada sobre o contrato julho da CBOT contrato, ante os 32 dólares por tonelada no início deste mês.

Normalmente, o farelo de soja da América do Sul é cotado entre 10 e 15 dólares abaixo dos preços na CBOT, por causa da pressão de colheita nesta época do ano.

O primeiro vencimento da soja na CBOT, julho, saltou para a máxima de oito meses na quinta-feira, impulsionado pelo aperto dos estoques nos Estados Unidos e por atrasos nos embarques da América do Sul.

A greve de três dias dos portuários na Argentina está atrasando o embarque de dezenas de navios, o que ameaça afetar as exportações em um momento de elevada demanda mundial por soja e milho da América do Sul. As negociações para o fim da greve acontecem nesta quinta-feira.

CORRIDA PELA OFERTA

Alguns comerciantes que estão com baixos estoques de grãos da América do Sul na Ásia e estão lutando para cobrir o fornecimento, uma vez que a data de suas vendas está se aproximando.

"Todo mundo pensou que teria amplo abastecimento por causa da produção recorde na América do Sul, então ninguém estava com pressa para cobrir", disse um trader de Cingapura.

"Mas, agora, vários comerciantes estão curtos em grãos porque os embarques estão atrasados."

A ausência da Índia no comércio de grãos com a Ásia também está ajudando a sustentar os valores para a América do Sul.

"Antes tinha fornecimento regular vindo da Índia que competia com a América do Sul, mas agora os compradores não têm outra alternativa senão ir para o Brasil e Argentina", disse um outro trader de Cingapura, que vende milho e farelo de soja.

Os grãos da Índia costumavam competir com a América Latina no mercado asiático, mas o país está destinando seu farelo de soja para o Irã a preços muito mais elevados.

Como resultado, o farelo indiano normalmente vendido com um desconto sobre os carregamentos da América do Sul está cotado em 680 dólares por tonelada, ou cerca de 100 dólares a mais do que o ofertado pela Argentina. 

Operadores disseram que houve grandes oscilações no fornecimento de grãos da América Latina, levando à volatilidade dos preços asiáticos.

"Neste momento, temos uma situação que vai da 'fome-à-abundância' aqui", disse um trader de Cingapura.

"Não há nenhum carregamento para o mês inteiro, obviamente, os preços vão subir acentuadamente, mas de repente você tem três navios Panamax chegando no último dia do mês e estanca preços."

Autor:   Naveen Thukral

Fonte:  Reuters

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail