Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Produtor de soja deve redobrar cuidado com lagartas

26 de novembro de 2012.

Anterior
Próxima

Alerta está sendo feito nas principais regiões produtoras do Mato Grosso pela entomologista Lúcia Vivan, da Fundação MT

Soja crescendo na lavoura requer muitos cuidados do produtor rural e sua equipe. Quem não quer ter perdas cominvasão de pragas deve ficar atento com as lagartas, principalmente a lagarta da maçã e a lagarta falsa-medideira. 

O alerta está sendo feito nas principais regiões produtorasde soja de Mato Grosso pela entomologista Lúcia Vivan, daFundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT. 

“Neste momento, e desde o início do plantio a lagarta da maça (Heliothis virescens) está ocorrendo em populações maiores do que na safra passada. Em dezembro a incidência maior é da lagarta falsa-medideira(Pseudoplusia includens). Produtor deve ficar atento também a espécie de lagarta que está tendo alta ocorrência em lavouras do Estado que é a Helicoverpa zea”.

Além do controle das lagartas nas lavouras de soja, Vivan recomenda atenção com a invasão dos percevejos que também podem causar dano à produção. De acordo com a pesquisadora, caso seja verificado o aumento de população de percevejos, o controle com produto químico deve ser realizado imediatamente. 

“Importante é fazer o monitoramento de toda a área. O acompanhamento da lavoura diariamente possibilita aidentificação da praga, qual espécie, o tamanho da população e a forma de controle mais eficiente para a espécie da lagarta ou do percevejo”, esclarece Vivan.

A detecção da população da praga no início da infestação é, conforme a pesquisadora, primordial para a efetividadedo controle da praga. No caso da lagarta da maçã, se o controle não for realizado no período vegetativo o risco é essa população estar alta no período reprodutivo e acarretar danos nas vagens da planta de soja. 

Estas e outras informações estão sendo apresentadas por Lúcia Vivan no Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar, evento que difunde para toda classe produtora recomendações técnicas sobre doenças, clima, aplicação de defensivos agrícolas e pragas. A turnê passará por 16 cidades de MT e duas de Goiás. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site da fundação.

Fonte:  Globo Rural On-line

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail