Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Soja avança para a Metade Sul do Estado

10 de agosto de 2012.

Anterior
Próxima

Os ganhos prometidos com a valorização da soja começam a desenhar um novo mapa de produção no Estado para a próxima safra de verão.

Tradicional no norte gaúcho, o grão avança na Metade Sul.

Áreas antes ocupadas por pastagens para a pecuária estão sendo transformadas em território para o cultivo da soja. Em Jaguarão, a família Marques já fez a experiência na safra passada e este ano deve repetir a dose. Serão pelo menos 130 hectares destinados ao grão, com a ideia futura de chegar a 800 hectares.

— Na mesma área em que faço

R$ 420 por hectare com o gado posso fazer R$ 1,1 mil com a soja. No fim, a gente acaba se curvando para a soja — avalia Victor Joaquim Marques.

Para evitar problemas, os Marques investem em irrigação, parcerias com produtores locais e adaptação do solo para receber a cultura.

— Os produtores têm de se preocupar com o zoneamento agrícola e com a ocupação do bioma Pampa, pois há uma limitação de clima e de solo em parte da Metade Sul — alerta o gerente técnico da Emater, Dulphe Pinheiro Machado Neto.

Há também preocupação com a queda de oferta de animais.

— Temos o sério problema da seca, que reduziu as prenhezes das vacas — adverte Carlos Simm, representante da comissão de bovinocultura de corte da Farsul.

O gerente técnico da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Dirceu Gassen, acredita que a maior parte da área para o grão na Metade Sul vai ocupar terrenos antes dominados pelo arroz.

— Trabalhamos com grupos de agricultores de soja em várzeas há 10 anos e as evidências são de crescimento nesta área. Ao mesmo tempo, estão evoluindo as pastagens de qualidade — diz Gassen, que estima em 4,5 milhões de hectares a área plantada com a oleaginosa no Estado. 

Fonte:  ZERO HORA

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail