Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

O milagre da soja não vai parar

31 de julho de 2012.

Anterior
Próxima

Ao longo dos últimos cinco anos, os municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul têm sido insistentemente excluídos do Zoneamento Agrícola para o soja, um estudo anualmente elaborado pelo Ministério da Agricultura para definir quais culturas estarão aptas a receber financiamento oficial em cada região do País. A decisão, anualmente anunciada e anualmente revertida, sempre se baseia no discurso de que a produção de soja no solo gabrielense “não possui sustentabilidade técnica e viabilidade comercial”. O que nos chama a atenção é que, ao longo destes mesmos cinco anos em que estes iluminados técnicos excluem São Gabriel do zoneamento da soja, a área plantada do grão aumentou em mais de 500%, e a lucratividade conquistada pelo produtor suplantou estiagens e crises econômicas sucessivas. Mais do que isso, grandes empresas com liderança no ramo da agroindústria da soja se instalaram em São Gabriel de olho neste mercado altamente vantajoso, e outras estão vindo no seu encalço. Qual empresário faz investimentos pesados em um município se a sua produção for mesmo inviável do ponto de vista econômico?

Além disso, o Zoneamento Agrícola instituído neste ano, através da Portaria 136/2012 do Ministério da Agricultura, está a dever alguns esclarecimentos referentes ao seu anunciado rigor técnico. Municípios geologicamente semelhantes a São Gabriel, como Rosário do Sul e Cacequi, obtiveram liberação para todas as variedades da soja. No entanto, São Gabriel e Santa Margarida do Sul só foram liberados para cultivar variedades do chamado Grupo III, que já estão fora do mercado há diversos anos. Temos absoluta convicção de que este equívoco será corrigido a tempo pelas autoridades federais envolvidas neste processo. São Gabriel e Santa Margarida estão atualmente entre os maiores produtores de soja do Estado, e dentre os municípios que cultivam a oleaginosa, são os únicos que ainda detêm área para expansão, o que faz prever que, daqui a alguns anos, São Gabriel poderá ser o principal produtor do Estado. Este verdadeiro milagre da soja não vai parar em nossa região. Ainda bem. 

Autor:   Tarso Francisco Pires Teixeira - Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul

Fonte:  Jornal do Comércio

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail