Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Gaúchos começam a investir em soja certificada

13 de junho de 2012.

Anterior
Próxima

Certificar a soja pelo cuidado em todos os processos de da cadeia produtiva ainda é novidade no Estado, assim como a ideia é recente no Brasil e no mundo.

A certificação da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) surge, no entanto, como caminho futuro para médios e grandes produtores que vislumbram o mercado europeu exigente.

Ações como cumprir as leis de cada país, ter boas condições de trabalho, relações comunitárias responsáveis, estar de acordo com as exigências ambientais e ter práticas agrícolas adequadas são princípios básicos para garantir o certificado de uma fazenda.

Durante o 27º Seminário Cooplantio, que se encerra nesta quarta-feira em Gramado, produtores gaúchos conheceram detalhes do novo selo, ideal para produções acima de 300 hectares. Implantada pela primeira vez no ano passado em todo o mundo, a certificação foi dada a sete fazendas brasileiras do Cerrado que exportaram pouco mais de 250 mil toneladas do grão com selo RTRS.



Países como Holanda, Bélgica e Suíça têm metas de comprar somente grão com este certificado até 2015.



— Trata-se de uma iniciativa global que cria processos de produção em cadeia para garantir que a soja seja produzida com responsabilidade. Há muita demanda e nos falta produção — garante o representante da RTRS no Brasil, Daniel Meyer.

Ineditismo gera dúvidas

Com os trabalhos iniciados recentemente, ainda faltam ser esclarecidos os benefícios da venda certificada em cifras.

Certificação RTRS

RTRS é a sigla em inglês para Associação Internacional de Soja Responsável, constituída por 150 representantes da indústria, produtores e entidades civis de países da Europa, Américas e Ásia. Por meio de mesas redondas entre os membros chegou-se a acordos de quais seriam as melhores formas de produção responsável da soja, envolvendo mais de 100 critérios em cinco princípios:

1. Cumprimento legal e boas práticas empresariais
2. Condições de trabalhos responsáveis
3. Relações comunitárias responsáveis
4. Responsabilidade ambiental
5. Práticas agrícolas adequadas 

Fonte:  Rádio Fandango - Cachoeira do Sul

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail