Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Clima seco favorece lagartas no RS

04 de junho de 2012.

Anterior
Próxima

A falta de chuva, além de atrasar o plantio das culturas de inverno, é um convite à proliferação de lagartas nas áreas semeadas. Ataques já foram identificados em lavouras de aveia na região de Não-Me-Toque. O agrônomo e coordenador do Departamento Técnico da Cotrijal, Fernando Martins, explica que o monitoramento é imprescindível, já que, somente em uma lavoura da área de atuação da Cotrijal, foram encontradas mais de 30 lagartas por metro quadrado escondidas embaixo da palhada. "Se os produtores estivessem desatentos, elas passariam despercebidas." Conforme o agrônomo da Emater Regional de Passo Fundo Cláudio Doro, embora não haja relato de casos em outras regiões do Estado, o ataque à aveia ocorre porque ela é a primeira cultura a ser plantada imediatamente após a colheita da soja. Segundo Doro, a recomendação é o acompanhamento da lavoura pelos produtores porque, devido à estiagem, as lagartas se multiplicam muito rapidamente. Em caso de identificação do ataque, o especialista recomenda que se faça aplicação de inseticida.

Já Martins orienta vigilância redobrada durante o final da tarde, quando as lagartas saem debaixo da palha de soja para o ataque, o que dificulta a sua visualização. O acompanhamento também deve ser feito, segundo Martins, nas lavouras de canola. "Quanto menor for o estágio de desenvolvimento de uma praga, e com a lagarta não é diferente, mais fácil será o seu manejo." No Estado, são feitos o plantio de aveia para pastagem, que ocorre entre abril e julho, e da aveia branca destinada à produção de grãos, que tem plantio a partir de junho. Doro explica que, este ano, o plantio para pastagem está atrasado porque não há umidade no solo suficiente para a implantação. Além disso, segundo a Emater, as áreas que foram semeadas estão com dificuldade para desenvolver devido ao déficit hídrico. Martins observa que o clima seco está atrasando as operações de preparo do solo para o plantio de trigo.

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail