Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Falta de água preocupa o setor agrícola

10 de março de 2015.

A escassez de água, que já prejudica o abastecimento de grandes cidades brasileiras, também preocupa o desenvolvimento agrícola do país, principalmente em culturas onde a irrigação é indispensável, como é o caso dos hortifrutigranjeiros.

 

Para reduzir os impactos na crise hídrica, o agricultor pode usar técnicas de aproveitamento da água da chuva e dos rios para irrigar as plantações, de acordo com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Jorge Werneck.

– Você tem técnicas também para fazer manejo de irrigação, tanto pelo clima, quanto pelo acompanhamento da umidade do solo, que te permitem definir exatamente qual é a quantidade de água e em que momento você tem que aplicar essa água para seus cultivos terem o máximo de produção – afirma.

Em solos com grande desnível, diz Werneck, é possível implementar o chamado terraceamento, que fraciona a área em degraus para que a chuva desça com menos força, o que permite maior infiltração da água . Outra sugestão do especialista é desenvolver mecanismos para reduzir o desperdício na condução da água dos rios até o local da plantação. Segundo ele, até 50% do recurso é perdido durante o trajeto.

O pesquisador da Empraba ressalta que essas práticas têm que ser utilizadas de forma conjunta. Uma prática isolada às vezes não é suficiente.

– Isso tem que ser analisado caso a caso em função do tipo de solo, do relevo, pra que a gente tenha um melhor aproveitamento desses recursos hídricos dentro da propriedade rural – diz o pesquisador.

 

Fonte:  CANAL RURAL

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail