Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Safra de soja recorde deve gerar incremento de R$ 33 bilhões na economia do Rio Grande do Sul

21 de maio de 2013.

Anterior
Próxima

Pesquisadores apontam, no entanto, que se produtividade tivesse sido a mesma de 2011, o Estado produziria ao menos 1 milhão a mais de toneladas

Produtores de soja do Rio Grande do Sul estão aguardando a maior safra da história, com produção recorde de mais de 12 milhões de toneladas, o que representa um incremento de quase R$ 33 bilhões na economia do Estado. O crescimento não termina por aí: pesquisadores do setor acreditam em números ainda maiores para safras futuras.

De acordo com dados da Emater/RS, nos ciclos médio e tardio, os resultados foram muito além das expectativas do setor.

– Este ano nós tivemos uma produtividade de 2.692 quilos por hectare, conforme o levantamento da Emater. Comparando com o ano passado, que a produtividade foi cerca de 1.400 quilos, o avanço foi significativo. Por isso, é o momento de fazer poupança e ter tranquilidade nos próximos anos – sugere o agrônomo da Emater Alencar Paulo Rugeri.

Na safra passada, a estiagem trouxe muitas perdas nas lavouras do Estado, fato que contrasta com o excelente cenário deste ano. Para Rugeri, no entanto, não foi somente o clima que colaborou para os resultados atuais.
 
– O principal fator é a situação climática, que este ano foi favorável, mas temos outro fator determinante: a competência dos produtores. Ele [produtor] tem o poder de decisão, e tem decidido de forma muito adequada, utilizando cultivares adequadas e fazendo plantio escalonado. Isso reflete em produtividade – acrescenta o agrônomo.
 
O aumento de área plantada com o grão, que avançou 600 mil hectares no Estado, também colaborou para os números finais. Nesse quesito, a safra atual só perde para a de 2011. Se a produtividade de agora tivesse sido a mesma daquele ano, o Rio Grande do Sul teria produzido pelo menos 1 milhão a mais de toneladas.

– O reflexo para a economia seria muito melhor com os preços de hoje – aponta o chefe da Divisão Técnica da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), João Telles.
 
No Brasil, a colheita de soja passou de 80 milhões de toneladas. Para a Farsul, o desempenho nacional é proporcionalmente parecido com o obtido no Estado.

– Em 2011, o Brasil também superou os três mil quilos por hectare. No Rio Grande do Sul, dá para dizer que houve a maior estiagem, e isso gerou reflexo na produtividade e produção brasileira. Em 2012, como colhemos bem também, o Brasil aumentou a produtividade, mas não a patamares iguais a 2011. Acho que cabe a nós, produtores e sociedade de pesquisa, irmos atrás do motivo pelo qual chegamos a um ganho bem maior – sugere Telles.

 

Fonte:  CANAL RURAL

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail