Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Mercado observa clima incerto nos EUA e opera na estabilidade

20 de maio de 2013.

Na manhã desta segunda-feira (20), os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago iniciam a semana em campo misto. Por volta das 7h50 (horário de Brasília), o julho e o agosto subiam 5 e 1,25 pontos respectivamente, enquanto os demais vencimentos exibiam um ligeiro recuo. 

O mercado ainda opera com duas frentes atuando sobre os preços: de um lado, a pouca oferta disponível de soja nos EUA dando sustentação ao mercado físico norte-americano - refletindo, portanto, diretamente nas cotações em Chicago - e de outro as boas expectativas para a nova safra dos Estados Unidos e as incertezas sobre o clima no país diante de um plantio bastante atrasado tanto da soja quanto do milho.

Com essa indefinição sobre as condições climáticas, o milho também operava no misto, com apenas o primeiro vencimento do lado positivo da tabela, e o trigo trabalhava próximo da estabilidade, com perdas pouco significativas. 

Veja como fechou o mercado na última sexta-feira (17):

Sem oferta disponível nos EUA, soja fecha semana com forte alta

A falta de soja nos Estados Unidos frente a uma demanda bastante aquecida tem sido o principal fator de sustentação para os preços da commodity no mercado internacional, e o impacto positivo mais expressivo tem sido sentido nos contratos de mais curto prazo. Na sessão desta sexta-feira (17), os primeiros vencimentos subiram mais de 20 pontos, com o julho/13, o mais negociado nesse momento, encerrando o dia valendo US$ 14,48. O agosto terminou a US$ 13,87/bushel. 

O mercado foi ampliando seus ganhos durante esse pregão e nem mesmo as expectativas de uma safra cheia nos Estados Unidos pesaram sobre os preços, porém, impediram que os contratos de mais longo prazo subissem com mais vigor. 

Como explicou Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, o mercado tem observado com mais atenção a questão da demanda. Nesta sexta, o USDA(Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou a venda de 138 mil toneladas de soja da safra velha - 2012/13 - a destinos não revelados, e ainda 120 mil toneladas para a China a serem entregues na temporada 2013/14. 

Essa nova compra de soja da safra velha acabou estimulando ainda mais as altas dos preços no curto prazo, refletindo uma procura ainda muito ativa pelo produto norte-americano, a qual tem dado bom suporte também ao mercado físico dos Estados Unidos. Por lá, os embarques continuam muito firmes, além da disputa pela matéria-prima com a demanda interna. O cenário tem estimulado os prêmios nos portos locais a registrarem patamares historicamente altos. 

"O mercado está olhando mais para o lado da demanda hoje, que continua muito aquecida por soja e milho no mercado internacional do que nesses últimos dias sobre o fator safra americana. Nessa semana, o plantio andou em ritmo melhor do que na semana passada, e isso deixou de pressionar positivamente o quadro geral do mercado em Chicago", disse Brandalizze. 

Autor:   Carla Mendes

Fonte:  Notícias Agrícolas

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail