Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Após inundações e reajustes, Argentina confirma queda de 15% na área de milho

13 de fevereiro de 2013.

Plantio da safra 2012/13 de milho encerrado na Argentina e uma constatação: a área utilizada nesta temporada sofreu um recuo de aproximadamente 15% (14,7%) ante 2011/12, ocupando 3,6 milhões de hectares. É o que apontou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O número ficou pouco acima dos 3,4 milhões projetados pela entidade até o fim de janeiro, mas, mesmo assim, inferior aos 4,3 milhões de hectares do último ciclo. 

Esta queda está associada, em partes, à conjuntura desfavorável registrada no último semestre do ano passado, quando uma série de áreas foram inundadas em decorrência das chuvas, como aquelas do Oeste e Centro de Buenos Aires e do Sul de Córdoba, explica o engenheiro agrônomo Maximiliano Zavala, do Departamento de Estimativas Agrícolas da Bolsa. 

"Esta maior queda a respeito do que vínhamos tratando também é consequência às áreas que não se pôde plantar o milho em zonas inundadas", disse Zavala. 


Ao mesmo tempo, a ausência de precipitações homogêneas sobre a região pampeana está afetando em maior medida os lotes cultivados durante a segunda parte do mês de outubro e novembro. 

"A falta de umidade pode reduzir o potencial da colheita", lembra o engenheiro agrônomo da Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

Aqueles quadros implantados em datas tardias nas zonas do núcleo Norte e Sul, Norte de La Pampa, Oeste de Buenos Aires, Centro-Oeste de Entre Ríos e Córdoba e que têm recebido aportes hídricos durante las últimas semanas, começam a transitar por etapas decisivas para a geração de rendimento.  

Em seu relatório divulgado na última semana, a Bolsa destaca que as perspectivas para esta campanha são boas, mesmo os cultivos necessitando de precipitações para terminar com o extenso período de falta de umidade. 

Prognóstico climático para o país indica que as chuvas devem retornar apenas na próxima quinzena do mês, recuperando a umidade do solo.

A safra de milho na Argentina está estimada em 27 milhões de toneladas, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA na sigla em inglês).

Autor:   Leandro J. Nascimento

Fonte:  Agrodebate

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail