Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Primeiro trimestre mais quente da história favorece o plantio nos EUA

24 de abril de 2012.

Anterior
Próxima

Como neste ano o frio não foi problema, os agricultores anteciparam o plantio do milho e o da soja.

O primeiro trimestre deste ano foi o mais quente da história no Meio-Oeste, região que planta cerca de 80% da soja e do milho cultivados nos EUA. Em Iowa, principal produtor, a temperatura média de março foi de 10,6ºC, a mais alta desde 1895, início da série histórica da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (Noaa). A média dos cinco anos anteriores havia sido de 2,6ºC.

Normalmente, a maior preocupação dos produtores em março é com as temperaturas baixas. Prontos para colocar no solo as sementes de milho, cujo plantio começa algumas semanas antes da semeadura da soja, eles aguardam a elevação dos termômetros até o ponto que permita condições adequadas para a germinação. Como neste ano o frio não foi problema, os agricultores anteciparam o plantio do milho e, em seguida, também o da soja. De acordo com o Usda, 28% da área de milho e 6% da área de soja dos EUA estavam plantados até o domingo passado, ante 15% e 2% na média de cinco anos, respectivamente.

Tanta pressa tem motivo. Plantando mais cedo, o potencial produtivo das lavouras tende a ser maior, pois a antecipação permite que elas atravessem os estágios decisivos para a produtividade, que precisam de temperaturas amenas e boa quantidade de chuvas, antes do pico do verão norte-americano. Plantar mais cedo também pode ajudar a colher antes, dando vantagem de preço aos produtores que conseguirem colocar seus GRÃOS no mercado ainda na entressafra.

Mas há produtores que já se deram mal. Embora as temperaturas médias deste mês também estejam acima do normal, ocorreram quedas bruscas nas mínimas, com episódios de geada em alguns pontos e prejuízo às lavouras recém-plantadas. Mas nem isso colocou freio no plantio.

A dúvida, agora, é saber qual será o impacto do clima favorável sobre o tamanho da área plantada com soja. Num primeiro momento, a antecipação do plantio do milho reforça as expectativas de que a soja tenha queda de área devido ao aumento do espaço ocupado pelo cereal, conforme o Usda já havia indicado no fim de março.

O ritmo acelerado observado também na semeadura da soja, contudo, limita a vantagem do milho. Além disso, a soja conta com outro trunfo, o trigo de inverno. Com desenvolvimento acelerado pelas temperaturas mais altas, o trigo deve ser colhido antes do período usual, deixando mais espaço para os produtores plantarem soja "double crop", espécie de safrinha semeada em junho, após a colheita do trigo. Assim, muita coisa ainda está em jogo para a definição do tamanho da área de soja nos EUA.

Fonte:  Folha de São Paulo

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail