Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Agricultores intensificam plantio do milho no RS

17 de agosto de 2012.

Anterior
Próxima

 

Segundo o Informativo da Emater/RS-Ascar sobre a situação das principais culturas e criações no Rio Grande do Sul, divulgado nesta quinta-feira (16-08), os produtores de milho começam a intensificar a semeadura da cultura nas microrregiões mais quentes do Estado, principalmente de Ijuí para o Norte (Região Celeiro) e arredores de Santa Rosa, na Fronteira Noroeste. 
Nas demais áreas, já é possível identificar a realização das dessecações de lavouras com aveia e azevém, que servem como cobertura do solo durante o inverno. A chuva ocorrida durante o último período, associada à elevação da temperatura do solo, foi decisiva para a germinação das sementes, com as lavouras apresentando um bom stand inicial. 
Nas tradicionais regiões produtoras de arroz, os orizicultores iniciam o preparo do solo, com drenagem, limpeza de canais e sistematização das áreas. Na Fronteira Oeste, o que preocupa os produtores é a lenta recuperação dos mananciais de água (barragens e açudes), que no momento estão com volumes acumulados ao redor de um terço da capacidade, podendo ocasionar uma diminuição da área cultivada nessa região. Em Dom Pedrito, na região da Campanha, por exemplo, a água acumulada para irrigação alcança apenas 10 mil hectares. Isso representa cerca de 20% da área comumente plantada no município, que é de cerca de 50 mil hectares.
Os produtores de feijão que ainda têm produto para colocar no mercado estão auferindo bons retornos econômicos. Os negócios mantêm-se em elevação, mantendo tendência do último mês. Nessa semana, a variação positiva foi de 1,16% sobre a anterior, determinando um valor médio da saca de 60 kg do feijão-preto de R$ 102,17. Esses valores remunerativos, tradicionalmente, mostram tendência de um possível aumento de área na safra que se aproxima.
As temperaturas mais altas verificadas durante o último período proporcionaram um crescimento intenso do trigo, com a cultura apresentando um ótimo desenvolvimento vegetativo. A floração aparece mais intensamente na região ao redor de Ijuí (microrregiões de Três Passos e Santo Augusto), sendo que o total plantado no Estado chega a 5%. O período foi propício para as práticas culturais de controle de inços, adubação de cobertura e aplicações fúngicas, que foram intensificadas em algumas áreas devido ao aparecimento de manchas foliares.

Fonte:  Emater RS

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail