Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Após geada, produtores de milho no PR começam a acionar Proagro

24 de junho de 2016.

Após geada, produtores de milho do PR começam a acionar Proagro

Publicado em 24/06/2016 08:21 e atualizado em 24/06/2016 10:47

 

Um milho queimado e completamente perdido. É o que se vê claramente por diversos distritos de Londrina numa breve passagem pelas lavouras da região. Ainda é difícil prever o que a terrível combinação climática de estiagem em abril e geada em junho trouxe aos produtores da commodity na atual safra, mas a reportagem da FOLHA apurou que a quebra do grão ultrapassa facilmente 50% em algumas áreas da região Norte. Ontem à tarde, o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura (Seab) divulgou um primeiro levantamento de safra após a geada, com quebra de 1% para o milho, com 11,4 milhões de toneladas. Mas vale dizer: apenas 10% da segunda safra foram colhidos até agora, ou seja, o estrago será bem maior. 

Não por acaso, pequenos e médios produtores da região já estão acionando o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio caso haja perdas pela ocorrência de fenômenos naturais (o caso da safra atual), pragas ou doenças que atinjam as plantações. "Nós recomendamos que aqueles produtores que estão prevendo um percentual considerável de perda já acionem a visita do perito, por se tratar de um programa burocrático. Caso o pedido seja indeferido, é preciso entrar com um processo administrativo em até 30 dias para tentar reverter a negativa", explica o economista do Departamento Técnico Econômico (DTE) da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Pedro Loyola. 

O coordenador regional do Instituto Emater, Ildefonso José Haas, relata que o nível de perdas na região ainda é "nebuloso", mas confirma que algumas áreas nos distritos de Guaravera, Paiquerê, Irerê e no município de Tamarana sofreram mais com as geadas de junho. "Mesmo queimando boa parte das folhas, se a espiga se manteve verde, ainda pode acontecer o enchimento dos grãos. Mas isso vai depender do estágio que a lavoura foi atingida". 

Leia a notícia na íntegra no site FolhaWeb.

Fonte: Folha Web

Fonte:  Noticias Agrícolas

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail