Multirural
PLH Agropecuária
MOATP Agropecuária
MMPH Agropecuária
FPH Agropecuária

Grupo Empresarial Herter

O grupo Herter é constituído por um grupo de empresas que tem como base o setor agropecuário, e que vem de uma tradição na atividade rural a mais de 70 anos.

Sem reformas nem reequilibrio fiscal, país só volta a crescer em 2018,diz estudo

22 de junho de 2016.

Sem reformas nem reequilíbrio fiscal, país só volta a crescer em 2018, diz estudo

Publicado em 22/06/2016 13:40

Expansão média até 2022 será de apenas 1,1% ao ano, prevê consultoria; com medidas aprovadas, ritmo sobe para 2,7% ao ano

O avanço das investigações da Operação Lava Jato, que atingiram nas últimas semanas a cúpula do PMDB, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente interino, Michel Temer, tem ampliado as incertezas de analistas sobre a capacidade de o novo governo aprovar as medidas necessárias para fazer a economia brasileira voltar a crescer. Um estudo da 4E Consultoria, feito a pedido de VEJA, dá a dimensão do custo para o país caso nada de relevante entre em vigor nos próximos anos.

"O fracasso da agenda de reformas reduzirá a capacidade de crescimento e de geração de renda do país por um longo período", afirma Thiago Curado, economista da 4E Consultoria. A agenda esperada pelos analistas envolve não só a aprovação do projeto que estabelece um teto para a evolução anual dos gastos federais mas também ações complementares, entre as quais a reforma da Previdência e a desvinculação de benefícios do INSS ao reajuste do salário mínimo. Entram ainda na lista de pontos essenciais a flexibilização de leis trabalhistas e a abertura comercial, de forma a resgatar a competitividade das empresas do setor privado.

Se essas reformas avançarem, segundo simulações da consultoria, o país voltará a crescer já no próximo ano, com expansão média de 2,7% entre 2016 e 2022. O governo conseguirá equilibrar as contas públicas em 2019, estabilizando a dívida bruta em um patamar equivalente a 81% do PIB no ano seguinte. No cenário pessimista, sem a aprovação de medidas relevantes nem na área fiscal nem em termos de estímulo à atividade econômica, o país só voltaria a crescer em 2018, com expansão média de 1,1% do PIB no mesmo intervalo de comparação. O Brasil só voltaria a registrar superávit nas contas primárias em 2020, o que não impediria a trajetória de elevação da dívida bruta até o patamar de 87,3% do PIB em 2022. As simulações da 4E tiveram como base o modelo adotado pelo Banco Central para fazer as suas projeções.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Fonte: Veja

Fonte:  Noticias Agrícolas

Leia também ...

< Página Inicial  |  Contato

Multirural

Estrada RST 392 Km 2 Tupanciretã - Santiago  |  CEP 98170-000  |  Caixa Postal 146   |   Tupanciretã, RS - Brasil
© 2012 Multirural. Todos os direitos reservados   -   Recomende o Site  |  Trabalhe Conosco  |  Webmail